Micro Empreendedor Individual – MEI

Saiba o que é e como deve se proceder para ser um micro empreendedor individual. Quando se pensa em abrir um negócio, o primeiro passo é o registro de uma empresa, o que popularmente se chama de ‘abrir uma empresa’. Esta tal abertura nada mais é que registrar juridicamente o empreendimento, para assim ganhar uma identidade, o chamado CNPJ e ter direito a emitir nota fiscal, ter uma conta bancária em nome da empresa e fazer contratação e pagar salários.

O processo de abrir uma empresa é simples e pode ser feito de várias formas. O empreendedor pode optar por abrir com um amigo, o que será denominado uma sociedade e receberá o nome de ‘Limitada’ e ao final do nome da empresa terá acrescido o nome LTDA. Com uma sociedade há suas vantagens: os custos serão divididos, bem como os lucros, as ações da empresa serão partilhadas e o investimento será também compartilhado, o que para muitos casos é uma boa escolha.

Porém, há uma outra forma de abrir empresa sozinho. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível abrir uma empresa sem sócios, o que é chamado de micro empreendedor individual. O termo micro refere-se a um empreendimento de pequeno porte, o qual precisa de um investimento de até 36 mil reais. Mais do que isso, não será mais uma empresa micro, e sim uma tradicional.

A vantagem de se ter uma micro empresa é com relação às tributações, os impostos e taxas cobradas. A regra é bem básica: quanto mais se ganha, mas se gasta em impostos. Mas, se a empresa é de pequeno porte e seu lucro anual é baixo, é justo que se gaste pouco em impostos e haja alguns descontos.

Vantagens de ser um micro empreendedor individual

O sistema de micro empreendedorismo individual foi criado no intuito de ajudar as pessoas que queriam montar seu próprio negócio, mas não havia a opção de ser feito sozinho. O que acontecia em muitos casos era colocar parentes ou amigos inativos na sociedade apenas para poder começar o empreendimento e em muitos casos havia problemas na justiça em alegação de falta de verba recebida por parte do sócio quase fantasma, pois este apenas se fazia presente na hora de assinar os papéis

A diferença básica de ser empreendedor individual e um tradicional em sociedade é apenas ma forma como o trâmite é realizado em papel, pois apenas uma pessoa irá constar como proprietário do negócio. Quanto a benefícios diante da Receita Federal, são os mesmos para ambas as partes, com a vantagem de isenção de algumas taxas, que já são isentas para o micro empreendedor como IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, e INSS patronal.aliz.

Um micro empreendedor é uma forma de se abrir uma empresa sozinho, mas também tem suas regras, como só poder ter apenas um único empregado e este apenas com um salário mínimo e seus benefícios e estar sujeito a recolhimento de INSS no valor de 3%.

Também não são todas as profissões e empresas que se admitem como micro empreendedor individual. As que são permitidas são açougueiro, cabeleireiro, manicure, costureira, alfaiate, artesão de diversas especialidades, caminhoneiro, taxista, entre outros. A lista completa pode ser consultada no site do Portal do Empreendedor, no site também é possível encontrar deiversas outras informações sobre o programa micro empreendedor individual – MEI.

44 COMENTÁRIOS

  1. Olá,sou cabeleireira gostaria de saber quais as vantagens em relações ao banco, se ao abrir um micro empreendedor, se o banco libera um emprestimo para envestimento….aguardo ansiosa a resposta!!! Obrigadoo!!!Alice

  2. Boa Tarde,
    Por favor, gostaria de saber, se como micro empreendedor individual, tenho acesso a nota fiscal eletrônica? E como devo proceder.
    Obrigado deste já.
    Margarete

    • ola primeio passo :é vc ir na sub-prefeitura da sua região.solicitar o ccm,e levar esse documento ao seu banco que vc tenha conta corrente!depois a sua gerente solicita a maquina para vc , são 7 dias para chegar no endereço que vc solicitou na prefeitura.

  3. estou querendo abrir uma empresa de prestaçao de serviços eletricos (predial e industrial) mas por enquanto nao tenho nenhum capital e tbm ainda estou empregado; quero saber se posso abrir a mesma e continuar trabalhando ate que eu consiga alguns clientes, e com isso tambem abrir uma conta no banco mesmo com a empresa aberta somente no papel.
    Esclareça estas duvidas… Obrigado

  4. Trabalho com empréstimo para aposentados, pensionistas e servidores públicos, gostaria de saber se posso ser um micro empreendedor individual.

    Aguardo resposta

  5. olá sou microempreendedor a 1 mes, sem saber como fazer, fui a uma imobiliaria, a pessoa me passou varios papeis p/ eu preencher valores prendeu meu documentos e disse que tenho que lhe pagar uma quantia por mes p/ isso ser mandado pro mei, naõ estou tendo condiçoes de pagar contabilidade quero pegar os pepeis de volta , mas nao sei como fazer ajude-me por favor

  6. olá, sou Técnico em Informárica, gostaria de saber tal duvida, pois eu trabalho dando manutenção e se caso eu queira vender produtos de informática. como devo fazer, para estar comprando e comercializando estes produtos aqui onde eu trabalho?

  7. Olá! quero saber como conseguir um emprestimo, do micro empreendedor, para terminar de montar uma padaria, e se com restriçao? mas os equipamentos posso deixar como garantia, é no meu proprio imovel, é só questão de começar produzir para quitar os débitos.

  8. Dé repente surgiu me a ideia de criar uma empresa, mais não sei ainda qual empreendimento vou fazer, por que fiz um emprestimo e tenho que pagar alguns juros, qual e o empreendinemto que posso abrir para me facilitar pagar estes juros sem atraso?

  9. Bom dia sou representante comercial, gostaria de saber se posso me cadastrar como Micro Empreendedor Individual M.E.I.

    Abraços

    Sérgio

  10. Olá, estava preenchendo o formulário e na ultima parte me colocava como micro empresa e não como micro empreendedor individual, saí sem concluir! Porque está desta forma?

  11. Gostaria de saber se um micro-empresario pode ter a sua carteira de trabalho assinada ou ele perde a parti do momento que se tornou micro-empresario.

  12. olá gostaria de saber quais as vantagens em relações ao banco se o banco libera um emprestimo para investimento.. aguardo a resposta!!

  13. tenho uma escola de piano ja formalizada no MEI e gostaria de acrescentar uma copiadora no mesmo cnpj para melhorar minha renda. É possivel?

  14. Sou manicure e gostaria de fazer o mei. ja tenho meu salao, mas tenho uma socia que é esteticista, como faço para regulafizar meu negocio?

  15. olá.Gostaria de saber,se como MEI,posso fazer um pedido de empréstimo para abrir meu negócio,ou terei de abrir primeiro para depois fazer o pedido de empréstimo? E como proceder?
    Obrigada.

  16. Boa noite!

    Gostaria de saber como faço para abrir uma microempresa na área de material de construção civíl.

    Atenciosamente!

    Elias De Oliveira Pedrosa

  17. Bom Dia!
    Gostaria de saber se eu presciso de um contador, para acompanhar mensalmente a opção de micro empreendedor, ou se eu mesmo consigo, eu sou formado em tecnico em contabilidade não exerco a profissão, mas entendo bem de muitos assuntos relacionados. Poderia me orientar

DEIXE UMA RESPOSTA