Documentos para registrar uma empresa

Saiba quais documentos que são preciso para se registrar uma empresa. A abertura de uma empresa é o primeiro passo para quem deseja montar um negócio. Todo novo empreendimento precisa ter um registro, pois é esta a forma legal de se ter uma empresa. Com o registro o empreendimento ganha um numero de identidade, semelhante ao CPF de pessoa física, conhecido como CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Quando a empresa é cadastrada regularmente perante os órgãos responsáveis, recebe seu numero de identidade, chamado de CNPJ. É com ele que a documentação será apresentada, será permitido ter conta corrente, crédito em bancos e emitir nota fiscal, crucial em estabelecimentos comerciais.

Todo o processo deve ser feito perante a Receita Federal, órgão responsável pela abertura e regulamentação de empresas no Brasil. Na hora de abrir a empresa, os documentos necessários para efetuar o processo que precisam estar em mãos são:

  • Cópia autenticada em cartório da Identidade e CPF do proprietário ou de todos os sócios, em caso de uma empresa com mais de um dono.
  • Cópia simples do comprovante de endereço dos sócios, em caso de ser mais de um.
    Copia simples do comprovante de endereço comercial, ou seja, onde a empresa irá funcionar.
  • Alvará da vigilância sanitária permitindo o empreendimento em caso de empresa que seja relacionada ao ramo alimentício.

Estes são os documentos que precisam estar em mãos para registrar uma empresa. Mas é preciso saber também o nome que será dado à empresa e se possível com uma pesquisa prévia para saber se elas já existem. O nome fantasia, o que será usado, pode ser diferente do que será registrado. É comum empresas terem um nome para uso, o que se chama logomarca, e o nome a ser usado no contrato de abertura, o chamado Razão Social.

O seguimento o qual o novo negócio irá atuar é preciso ser definido também, pois é preciso informar no contrato. Infelizmente não se pode abrir primeiro a empresa e depois escolher em qual ramo ela irá atuar, tudo precisa ser definido previamente.

A informação é importante porque para cada tipo de empresa existe um valor a ser cobrado de impostos sobre a nota fiscal e em determinados empreendimentos ele é mais baixo que em outros, o que se chama de Pagar o Simples. Isso porque alguns empreendimentos são considerados de baixo lucro e por isso não se cobra uma alta tarifação sobre as suas atividades, como cabeleireira, fotógrafo, ente outras.

Já preparou todos os documentos para registrar sua empresa? Comente!

11 COMENTÁRIOS

    • antes de mais mando um abraços a todos os empresarios do mundo inteiro, xtou a beber da sabedoria do Empresario Garcia António, a minha empresa ainda é nova no Mercado Angolano as minhas actividades exercida é comercio geral e prestação de serviço de contabilidade e consulturia juridica.

      peço a todos empresarios Angolanos que me ajuda a desenvolver e empregos para os nossos jovens.

  1. OLA TUDO BOM GOSTARIA DE SABER QUAIS O ORGAOS QUE TENHO QUE IR PARA MONTAR UMA EMPRESA. QUAL A ORDEM? PREFEITURA MINISTERIO DA FAZENDA OU… ? OBRIGADO.

  2. ola moro fora do Brasil a sete anos desejo voltar e montar um salao de beleza e tb uma casa de sucos de frutas naturais e produtos naturais, atualmente moro em New York e minha cidade eh Curitiba, gostaria de saber se devo abrir as duas ao mesmo tempo ou se devo primeiro no salao….obrigada…

  3. Boa tarde, quem cuida da documentação para abertura de uma empresa é o contatador ou o futuro empresario? E Onde faz o registro da empresa na Receita Federal mesmo?

  4. Boa tarde preciso de ideias, nesse momento estou num trabalho onde ganho mto pouco e quero abrir uma empresa de Caminhoes de transportes so que nao tenho investimentos, nao obtenho carta de conduçao e é a minha primeira experiencia… como axam que devo fazer?

DEIXE UMA RESPOSTA